Skip to content

O que faz um cientista de dados? O que é + como se tornar um

  • by

A seguir, reunimos os conhecimentos e habilidades mais importantes que você deve saber para entender melhor e começar finalmente seus estudos. Qualquer pessoa que tenha interesse na área pode fazer ciência de dados. O conjunto de habilidades necessário para exercer a profissão pode ser desenvolvido por cursos de graduação como matemática, física, engenharia, ciência da computação, estatística, economia e administração.

  • Outra linguagem de programação que merece ser mencionada é a linguagem de programação R.
  • O número de formados na área, em contrapartida, será de somente 46 mil.
  • Estes tipos de cientistas de dados são sofisticados, costumam ter PhDs e são mais caros.
  • Por isso, um analista de dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science.

Estas ferramentas devem estar capacitadas para detecção e descoberta de eventos, anomalias, padrões, previsões e aplicar técnicas de aprendizado de máquina para acompanhar a evolução do comportamento das ameaças aos dados. Há muitos caminhos de carreira diferentes para alguém que está interessado em trabalhar com dados. A rotina envolve, na verdade, o uso de um computador para criar modelos matemáticos a partir de milhares de informações de bancos de dados de empresas.

Especialização e Aprendizado Contínuo:

Por fim, probabilidade e estatística formam um bloco fundamental no dia a dia do cientista de dados. Precisamos de probabilidade para entender como podemos escolher um número de forma aleatória ou às vezes compreender um fenômeno que acontece de forma aleatória. Compreender essas questões ajuda na compreensão de conceitos e aplicações dessas técnicas. Por isso a pós-graduação é o caminho https://www.pensarcontemporaneo.com/o-papel-da-ciencia-dos-dados-na-era-da-informacao/ para quem deseja trabalhar na área. A especialização em ciência de dados ajuda a desenvolver as habilidades técnicas necessárias, além de promover o diálogo com profissionais referência no mercado de tecnologia da informação. O campo da ciência de dados tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, pois a quantidade de dados gerados diariamente tem aumentado exponencialmente.

Toda a área do Deep Learning supervisionado entra nessa categoria, aliás. É fundamental compreender os métodos de análise para descrever os dados e buscar informações imediatas acerca deles, como médias, medianas, tabelas de frequências e gráficos. Isso é fundamental, por exemplo, para comparar dados em bases diferentes e estabelecer uma visão de como cada uma delas está caracterizada. Cientistas de dados devem se deparar com problemas complexos e reais que afetam as pessoas. Por isso, é importante ser analítico e saber dividir os problemas para chegar à solução de maneira ágil.

Ferramentas de coleta de dados

Se pretende seguir uma carreira em Analytics, seja como Cientista de Dados, Engenheiro de Dados ou Analista, precisa compreender quais são suas habilidades atuais, onde pretende chegar, avaliar os gaps e traçar um plano de ação. Seguindo essas etapas e mantendo-se dedicado ao aprendizado e curso de cientista de dados ao aprimoramento contínuo, você estará no caminho certo para se tornar um cientista de dados no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares.

Nesse sentido, vale destacar que é necessário estar atento ao surgimento de novas tecnologias também. Uma pessoa cientista de dados é, sobretudo, uma pessoa com o poder de gerar mudanças significativas em seu contexto. Em caso de trabalhar em uma empresa, por exemplo, suas análises podem conduzir à otimização da receita, à eliminação de erros e a contribuições que ajudam na sustentabilidade do negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *